Língua Portuguesa

O que é POLINIZAÇÃO CRUZADA ORGÂNICA? – Uma breve contemplação

Jan Nicolaas Kind – Brasil

Theosophy OC 2 CROSS 1

Polimação cruzada orgânica

Nossas ações certamente afetarão os outros. Como não estamos sozinhos neste mundo,

muito do que aprendemos sobre nós mesmos vem de nossa interação com os demais.

 Nossos relacionamentos são nossos professores. Aprendemos uns com os outros.

                                                                                                                        A Tae Yun Kim

Recentemente leitores me abordaram perguntando o que eu quis dizer com a expressão POLINIZAÇÃO CRUZADA ORGÂNICA.

A polinização cruzada, no contexto teosófico, é um termo que foi introduzido pela primeira vez durante uma reunião internacional no belo espaço do Centro Teosófico Internacional (ITC) em Naarden, Holanda, pela  ex-presidente nacional da Seção Americana, Betty Bland. Ela estava se referindo à intercomunicação entre as várias organizações teosóficas, a troca de ideias, entendimentos e abordagens em relação aos ensinamentos como nós os encontramos, por exemplo, em A Doutrina Secreta de Helena Blavatsky, e nos escritos de todos aqueles que vieram depois dela.

Theosophy OC 3 CROSS 2

Fertilização forçada

É preciso dizer que os teósofos das várias tradições apenas podem aprender uns com os outros em um ambiente verdadeiramente aberto, sem quaisquer pré-condições, regras ou todos os propósitos determinantes. Se os limites forem traçados de antemão, qualquer tentativa de realmente aprender será planejada, resultando em fertilização forçada. A verdadeira polinização cruzada às vezes é um exercício difícil de abertura mental, porém, só pode ser bem-sucedida quando ocorre espontaneamente, naturalmente; isto é, organicamente.

Certamente, é animador que essa polinização cruzada orgânica esteja realmente ocorrendo agora em muitas partes do mundo: Holanda, Portugal, Austrália, EUA, Índia e Brasil, apenas mencionando alguns. Desde 2009, a revista digital e os seus veículos,  Theosophy Forward,  oferece uma plataforma para todas as organizações e continuará a fazê-lo no futuro. A sessão de Adyar do Movimento está na vanguarda, com a recente formação da Federação Mundial de Jovens Teósofos,  abrindo novas fronteiras com uma nova geração de teósofos entusiastas, não ligados aos preconceitos desgastados que mantiveram alguns de nossos companheiros de busca separados por tanto tempo.

A liberdade de pensamento está incorporada no DNA da Teosofia. Como teósofos, pensamos em nós mesmos como tendo mentes abertas e a capacidade de pensar por nós mesmos. A troca aberta e orgânica com outros buscadores, aprendendo uns com os outros, sem nos afastar de nossas próprias convicções ou crenças, será enriquecedora e, em última análise, levará a um entendimento profundo.

Devemos isso a nós mesmos, mas acima de tudo ao mundo!

Leia meu artigo: The Craft of being Open Minded” (Somente em inglês - clique no título)

Link to English version:

https://www.theosophyforward.com/articles/theosophy/3252-what-is-organic-cross-pollination-a-brief-contemplation

Text Size

Paypal Donate Button Image

Subscribe to our newsletter

Email address
Confirm your email address

Who's Online

We have 806 guests and no members online

TS-Adyar website banner 150

Facebook

itc-tf-default

Vidya Magazine

TheosophyWikiLogoRightPixels