Língua Portuguesa

Mini-entrevista José van der Loop

The Society MI 10 Josevanderloop 1 1

1. Qual é o seu nome, de onde você é, e há quanto tempo é membro da ST?

Meu nome é José van der Loop, sou da Holanda e sou membro da ST de Adyar desde 2014.

2. Você está ativo na sua Loja/Seção, e em caso afirmativo, o que você faz?

Eu não sou ativo em uma Loja, mas atuante de um modo geral. Adoro os seminários e as palestras organizadas pelo ST e assisto a todos. E também sou palestrantes nas Lojas. No ano passado, ministrei um seminário de um dia sobre os Sutras do Yoga de Patañjali, juntamente com um colega teósofo do Centro Teosófico Internacional na Holanda. Foi um grande prazer fazer isso! 

3. Como você informou-se pela primeira vez sobre a Teosofia ou entrou em contato com ela?

Na minha juventude, meus pais me apresentaram os fundamentos da filosofia em várias tradições. Mais tarde em minha vida — depois de fazer uma carreira — esforcei-me mais seriamente na realização do desejo profundo de atingir uma conexão com o Absoluto, pois para mim é Deus. Eu poderia ter sido freira, mas não o fiz. Baseada nesse desejo efetuei uma mudança de carreira. Busquei por mais conhecimento — especialmente sobre as tradições indianas — e depois de ler livros nas bibliotecas regulares, procurei um conhecimento cada vez mais profundo e acabei na bela biblioteca da ST em Amsterdã, onde há mais de 30.000 livros disponíveis em todas as tradições que você possa imaginar!

Ao mesmo tempo, também no Centro Internacional de Naarden, na Holanda, eu conheci muitas pessoas com a mesma opinião, muito agradáveis ​​e amáveis. E então eu me tornei um membro da ST em Adyar. 

4. O que a Teosofia significa para você?

Primeiro, tenho muito respeito por Madame Blavatsky. O que me emociona na Teosofia é a profundidade do conhecimento que podemos encontrar na doutrina. Além disso, a Teosofia abrange todas as tradições e religiões, e acredito que o estudo comparativo é importante, nos tornando mais ricos na compreensão do significado e da prática de várias tradições. Sou especialista em tradições indianas, e também os ensinamentos de Jesus me tocam e me emocionam profundamente. Mas posso ver beleza e verdade em todas as religiões e ensinamentos verdadeiros. 

5. Qual é o seu livro teosófico favorito e por quê?

É claro que vários livros: A Doutrina Secreta e Ísis Sem Véu. E amo os excelentes comentários do teósofo I. K. Taimni dos Yoga Sutra de Patañjali, Shiva Sutra e Pratyabhijña Hridayam, que significa "a essência do reconhecimento", bem como os seus maravilhosos comentários sobre Narada Bhakti Sutra. São todos muito claros! É maravilhoso comparar a explicação dele sobre os Sutras com a de grandes Iogues conhecidos, como Shankara e assim por diante!

E não me esquecendo de mencionar os livros do teósofo indiano Bhagavan Das. Por exemplo, seu livro – uma obra-prima na minha opinião – A Ciência das Emoções explica muito bem as diferentes emoções, a fonte e a interação entre elas. Outro dos meus livros favoritos é O Processo de Autotransformação do teósofo Vicente Hao Chin, que fornece uma prática muito útil para superar traumas e cura emocional. Estes dois livros podem perfeitamente ser lidos juntos! 

6. Qual, na sua opinião, é o maior desafio que a ST está enfrentando no momento?

Ser uma organização e movimento que se conecta aos desafios e às características de nosso tempo, mantendo os principais valores e conhecimentos — e, é claro, reter todas as belas pessoas que já estão envolvidas na ST. Penso que o desafio é desenvolver um ambiente novo e contemporâneo que combine com o nosso tempo (com linguagem e expressão modernas, excelentes oradores e assim por diante) para atrair novas pessoas e crescer em todo o mundo. Na Holanda, tomou-se a iniciativa de atrair novas pessoas com palestras, seminários e programas atraentes. As Lojas são locais destinados àqueles que desejam continuar e trabalhar juntos em um grupo. Como vivemos um tempo em que nem todo mundo deseja se tornar um membro, há aquelas pessoas que preferem seguir atividades individuais, o que também é bom. Penso que devemos examinar atentamente os fatores de sucesso de outras organizações espirituais, qualitativamente valiosas, que estão crescendo e aprender com elas. A inovação e a mudança devem ser realizadas através de um processo cuidadoso e bem-orientado, e às vezes são necessárias ações concretas para avançar!

Este também é um momento de grandes transições. Pense em nossos desafios climáticos, no meio ambiente, na transição alimentar e na inclusão. Acredito que a ST pode se conectar muito bem com essas questões, através do seu ponto de vista e de seus principais valores. Por exemplo, é possível estabelecer uma conexão entre a inclusão real e a fraternidade universal! 

7. Existe alguma coisa que você desejaria para o futuro do movimento teosófico?

Sou uma amante de informações de alta qualidade e acredito que todos devem ter acesso ao verdadeiro, o que é muito relevante para fornecer soluções para o nosso desenvolvimento espiritual pessoal, os desafios de hoje e a maneira como tratamos uns aos outros e ao nosso ambiente. Organizações como a ST fornecem esse conhecimento. E quando a modernização e a inovação tiverem sido cuidadosamente desenvolvidas e implementadas em toda a organização e serem visíveis, através de sua expressão no mundo, tenho certeza de que o crescimento e a existência da ST estarão garantidos!

Do editor:

As opiniões e ideias expressas nas minientrevistas são exclusivamente daqueles que estão sendo entrevistados. Elas não representam necessariamente as ideias e opiniões dos compiladores do Theosophy Forward. As respostas dos entrevistados não têm seus conteúdos editados. Alguns colaboradores dão respostas curtas às perguntas, enquanto outros abordam o assunto de forma mais elaborada.

Link to English version:

https://www.theosophyforward.com/articles/the-society/2688-mini-interviews-jose-van-der-loop-2

 

Text Size

Paypal Donate Button Image

Subscribe to our newsletter

Email address
Confirm your email address

Who's Online

We have 343 guests and no members online

TS-Adyar website banner 150

Facebook

itc-tf-default

LOGO ITC

TS Point Loma/Blavatsky House

Vidya Magazine

TheosophyWikiLogoRightPixels