Língua Portuguesa

Teosofia é

John Algeo – EUA

Theosophy JA 2

O autor em uma pose característica

Teosofia é uma expressão contemporânea da Sabedoria Eterna da humanidade, uma Sabedoria originalmente derivada de Instrutores maiores que nós em conhecimento e insight.

Essa Sabedoria Eterna teve muita expressão em todas as culturas e ao longo do tempo, e terá muito mais no futuro. Mas a Teosofia contemporânea é uma expressão singularmente adaptada às preocupações e necessidades do nosso tempo. No entanto, como foi destinada a um meio cultural particular, ela deve adaptar-se às mudanças desse meio. Deve ser rearticulada e estar em linguagem apropriada para cada geração, enquanto preserva a essência da Sabedoria Eterna subjacente. Teosofia em suas várias articulações deve, de fato, preservar a sabedoria eterna, mas não em formol. Em vez disso, sua preservação deve ser do tipo que é utilizado para uma coisa viva, em crescimento e, portanto, mutável. Todos os seres vivos mudam e ao mesmo tempo preservam sua identidade própria ou dharma. E assim deve ser a Teosofia.

A Sociedade Teosófica é um campo de treinamento para aqueles indivíduos que se comprometeram, com sinceridade, em cooperar com o trabalho daqueles Instrutores, de grande alma, que produziram a fundação da Sociedade. A Sociedade recruta novos membros para o seu grupo, espalhando o conhecimento da Teosofia e dá as boas vindas, em associação mútua, àqueles que eram membros do grupo de servidores dos tempos antigos, e que voltaram à encarnação para continuar seu serviço e sua formação na forma de servir. Aqui, ao falar da Sociedade Teosófica, não limito essas observações à minha própria organização. Hoje, várias organizações brotam da mesma fonte e se identificam como teosóficas. Embora independentes, elas cooperam em questões de interesse comum e demonstram respeito mútuo por suas diferenças. Todas são campos de treinamento.

Se acreditarmos nas palavras do Maha Chohan a principal obra da Sociedade Teosófica ainda está diante dele. A Teosofia tem sido uma influência poderosa no mundo, de uma forma que a maioria dos teósofos dificilmente conhece. E a Sociedade Teosófica é a pedra angular, a fundação do futuro religioso da humanidade. Essa é uma poderosa responsabilidade. Mas a humanidade está desesperadamente necessitada de tal pedra angular e fundação, como os eventos atuais deixam claro. Então, é um poderoso desafio para nós. A Sociedade Teosófica é uma abstração que consiste, em sua forma concreta, daqueles que são seus membros. Apenas quando os teósofos aceitarem o desafio do Maha Chohan é que cumprirão com sua responsabilidade. E é para isso que devemos ir, agora e sempre.

Link to English version:

https://www.theosophyforward.com/articles/theosophy/2623-theosophy-is

 

Text Size

Paypal Donate Button Image

Subscribe to our newsletter

Email address
Confirm your email address

Who's Online

We have 914 guests and no members online

TS-Adyar website banner 150

Facebook

itc-tf-default

LOGO ITC

TS Point Loma/Blavatsky House

Vidya Magazine

TheosophyWikiLogoRightPixels