Língua Portuguesa

Minientrevista com Shikhar Agnihotri

The Society MI 8 Shikhar

1. Qual é o seu nome, de onde você é, e há quanto tempo é membro da ST?

 

Meu nome é Shikhar Agnihotri. Eu vivo em Lucknow, na Índia, uma cidade que pode ser familiar para muitos membros da ST em todo o mundo devido ao Dr. I.K.Taimni, um teósofo eminente, nascido nessa cidade. Eu me tornei membro da ST em 2008.

2. Você está ativo na sua Loja/Seção, e em caso afirmativo, o que você faz?

Eu busco fazer, dentro das minhas capacidades, o que for necessário para divulgar e popularizar a Teosofia. No decorrer desta jornada, estive envolvido nos seguintes esforços:

i) Membro fundador e ex-secretário da Loja Pragya, em Lucknow.

ii) Membro fundador e secretário do Grupo Maitri da OTS, em Lucknow.

iii) Iniciei uma Clínica de Caridade Homeopática sob o grupo Maitri da OTS.

iv) Atendendo ao dever de conferencista, palestrante nacional pela Seção Indiana da ST, realizo palestras, aulas de estudo, seminários, visitas a escolas/faculdades em várias partes da Índia.

v) Escrevo artigos para o The Theosophist,The Indian Theosophist, The Dharmpath (Hindi Quarterly Magazine) e o Wake-up India.

vi) Conduzo e ajudo nos acampamentos da Juventude ao redor da Índia e especialmente em Bhowali, o Himalayan Center da ST.

3. Como você informou-se pela primeira vez sobre a Teosofia ou entrou em contato com ela?

Entrei em contato pela primeira vez com a Teosofia através da minha mãe. Ela tem sido membro da ST de longa data e inaugurou a Loja TS no início dos anos noventa, enquanto ainda trabalhava para o governo. Ela costumava realizar, em nossa casa, reuniões semanais. Essa foi então a primeira vez que entrei em contato com a Sociedade Teosófica. Eu costumava seguir minha mãe durante suas visitas a vários campos de estudo e, em 2008, me tornei um membro.

4. O que a Teosofia significa para você?

Teosofia é a chave para viver uma vida holística. Os ensinamentos e princípios da Teosofia INCLUEM TUDO. E somente aquilo que é inclusivo poderá oferecer uma solução para qualquer situação possível, que seja chamada de problema, e em qualquer aspecto da vida de um indivíduo, sociedade, país ou planeta. Seja a questão da mudança climática, do terrorismo, da intolerância religiosa e da violência sectária, violência contra crianças, mulheres e idosos, etc. Então, quando trabalhamos para a Teosofia e para a ST, estamos na verdade desempenhando nossa responsabilidade universal. Teosofia é a alquimia que transforma o veneno do egoísmo no néctar do altruísmo.

5. Qual é o seu livro favorito e por quê?

Essa é uma questão muito difícil, porque todo e qualquer livro teosófico tem algo precioso para oferecer. Mesmo assim, se eu tiver que nomear um livro, ele seria Ocultismo Prático de H. P. Blavatsky. A razão para isso é muito óbvia a partir do título do livro. Há muitos livros cheios de conceitos maravilhosos sobre o Karma, reencarnação, planos da natureza, corpos do ser humano, explicações detalhadas da origem do Cosmos e do Ser Humano, mas Ocultismo Prático é um livro que dá uma indicação muito clara sobre a vida cotidiana, de momento a momento, sobre tudo de que se deve estar ciente e as armadilhas no Caminho, etc. Além do mais, a Teosofia somente poderá ajudar um indivíduo e o mundo quando é praticada, e o livro Ocultismo Prático mostra muito claramente como implementar a Teosofia na vida diária.

6. Qual, na sua opinião, é o maior desafio que a ST está enfrentando no momento?

Acredito que há muitos desafios, no momento, enfrentados pela ST, porém a maioria deles está enraizada no fato de que a ST tornou-se bastante invisível para o público em geral. Mesmo através deste ciclo interdependente, muito poucos dos 7 bilhões de indivíduos ouviram seu nome, e há ainda menos e menos membros que são voluntários motivados, dispostos a dedicar tempo para trabalhar para a ST. E tudo isso, levando em consideração o fato de que a literatura teosófica é tão valiosa e muda a vida. Também percebo que há ciclos alternados de Crest & Trough (1) e que outro ciclo está logo ali, tendo em mente o esforço geral (em nível nacional e internacional) no sentido de permitir que a ST marque sua presença, enfatizando sua extrema relevância no cenário mundial atual.

7 . Existe alguma coisa que você desejaria para o futuro do movimento teosófico?

Eu gostaria de responder a essa pergunta através das palavras de outra pessoa, que conheci há algumas semanas, em relação a certo trabalho do governo. Ele também é um buscador e ouviu falar sobre o livro Aos Pés do Mestre e tornou-se uma plataforma comum entre nós. Então, oferecemos a ele o livro Talks on the Path of Occultism – que é um comentário sobre Aos Pés dos Mestres de Annie Besant e C.W. Leadbeater. Li o livro em 4-5 dias, onde eu encontrei as palavras que eu gostaria de enfatizar, ou seja: “esse conhecimento é tão precioso. Deveria ter sido espalhado para todo e qualquer canto do mundo, agora”.

Isso é o que desejo para o movimento teosófico, que este tesouro de conhecimento e sabedoria se espalhe e permeie todo e qualquer canto do mundo, que encontre uma porta de entrada para todo e qualquer cérebro da humanidade.

[1] Uma crista é o ponto em uma onda com o valor máximo do deslocamento ascendente dentro de um ciclo. Uma crista é um ponto em uma onda de superfície onde o deslocamento do meio está no máximo. Uma calha é o oposto de uma crista, dessa forma, o ponto mínimo ou mais baixo em um ciclo.

Do editor:

As opiniões e ideias expressas nas minientrevistas são exclusivamente daqueles que estão sendo entrevistados. Elas não representam necessariamente as ideias e opiniões dos compiladores do Theosophy Forward. As respostas dos entrevistados não têm seus conteúdos editados. Alguns colaboradores dão respostas curtas às perguntas, enquanto outros abordam o assunto de forma mais elaborada.

Link to English version:

https://www.theosophyforward.com/articles/the-society/2469-mini-interviews-shikhar-agnihotri

 

Text Size

Paypal Donate Button Image

Subscribe to our newsletter

Email address
Confirm your email address

Who's Online

We have 332 guests and no members online

TS-Adyar website banner 150

Facebook

itc-tf-default

LOGO ITC

TS Point Loma/Blavatsky House

Vidya Magazine

TheosophyWikiLogoRightPixels