Língua Portuguesa

O que Blavatsky conseguiu fazer em apenas 4 anos!!

Daniel Caldwell – EUA

Blavatsky

 Helena Petrovna Blavatsky

É realmente espantoso o que a Senhora Blavatsky conseguiu fazer em apenas 4 anos.

Ela chegou a Londres vinda da Bélgica no início de maio de 1887 e morreu quatro anos mais tarde no início de maio de 1891.

Contudo nestes 48 meses ela conseguiu fazer imenso.48 meses...não é assim tanto tempo...se pensarmos bem. Ela chegou a Inglaterra com o seu manuscrito de A Doutrina Secreta de quase um metro de espessura, para ir viver com um grupo muito pequeno de estudantes (os dois Keightley e outros).

Estes estudantes tornaram-se nos seus primeiros ajudantes e colaboradores em Inglaterra.

What Madame Blavatsky accomplished in just 4 years


H.P.B. parecia um íman e à medida que os meses passavam, ela atraía mais e mais pessoas...potenciais estudantes e ajudantes. Alguns, claro, ficaram pelo caminho, mas nestes 48 meses ela foi capaz de reunir à volta dela um grupo de pessoas leal e dedicado que tentou dar continuidade ao trabalho dela depois do seu falecimento.

Com a ajuda de todas estas pessoas (muitas delas na foto acima na Londres de 1891), ela foi capaz de não apenas terminar os dois primeiros volumes de A DOUTRINA SECRETA, mas também de fundar a LUCIFER e escrever numerosos artigos para esta revista.

Além disso, HPB deu ao mundo A CHAVE PARA A TEOSOFIA, A VOZ DO SILÊNCIO, 2 volumes das TRANSACTIONS (NT- Atas da Loja Blavatsky, inédito em português), as 2 INSTRUÇÕES ESOTÉRICAS, bem como a 4ª Instrução da Secção Esotérica que estava a ser preparada para impressão por James Pryse no início de abril de 1891.

E ainda trabalhou no terceiro volume de A DOUTRINA SECRETA, no GLOSSÁRIO TEOSÓFICO e no TRATADO SOBRE O SIMBOLISMO ARCAICO.

E ainda deixou em manuscrito o resto dos seus DIÁLOGOS OU COMENTÁRIOS DA DOUTRINA SECRETA...centenas de páginas!!

E ainda nos deu cerca de 60 páginas de ensinamentos esotéricos que podem ser encontrados no manuscrito dos ENSINAMENTOS DO GRUPO INTERNO.

Durante estes 48 meses ela estava mal de saúde, por vezes muito doente, mas não parou e continuava a escrever e a ensinar incessantemente.

Nestes 48 meses ela levou a cabo as ordens do seu MESTRE que lhe foram dadas em janeiro de 1887 quando ainda estava em Ostende, na Bélgica.

Aqui está a missão dada a HPB pelo Mestre Morya:

"Depois de uma longa conversa com o Mestre...ou regresso à Índia para morrer este outono ou tenho de formar...um núcleo de verdadeiros teosofistas, uma escola minha... com tantos místicos quantos possa encontrar para instruí-los...."

Bem, sabemos que ela não escolheu morrer mas viver, estando doente, lutando, trabalhando, escrevendo e ensinando para cumprir esta missão.

Portanto, a Senhora Blavatsky foi para Inglaterra em maio de 1887 e com o seu pequeno grupo de teosofistas que queria que ela para lá fosse, transformou este núcleo na LOJA BLAVATSKY e mais tarde criou A ESCOLA ESOTÉRICA com membros da Inglaterra, América, Europa, Índia e Austrália, bem como, mais tarde formou em Londres O GRUPO INTERNO.

E HPB fez tudo isto em apenas 48 meses!!!

Link to English version:

http://www.theosophyforward.com/articles/theosophy/1733-what-madame-blavatsky-accomplished-in-just-4-years