Língua Portuguesa

Editorial - Como você faz Teosofia?

Jan Nicolaas Kind – Brasil

The Society 2 Editorial
Como ….?

É frequentemente negligenciado que a Teosofia é um sistema de pensamento especialmente concebido para nos tornarmos conscientes de que a única razão válida pela qual estamos aqui, neste mármore azul chamado Terra, é o de servir e ajudar os outros. Nesta nossa selva material tudo é sobre ganhos, primeiro os nossos países, nós contra eles, causando uma aceleração do pensamento desagregador. Nesse contexto, não raramente ouço dizer que muitos em nossos círculos estão preocupados com a razão de ser da ST ou da Teosofia. Eles afirmam que a ST, 120-130 anos atrás, tinha algo especial ou "novo" para compartilhar com o mundo, mas agora tudo é diferente. Há tantas organizações "espirituais" ativas que continuaram a difundir aquilo que fez a ST de forma tão singular há muitas décadas. Esta posição é completamente incorreta e demonstra que muitos não puderam compreender inteiramente o que a Teosofia e os seus veículos representam neste dia e época.

O estado de coisas no mundo ao nosso redor é sombrio e, enquanto supomos viver em proteção uns dos outros, a comunhão óbvia com os outros é irremediavelmente perturbada, ameaçada e ofuscada pela ignorância e ganância. Os sistemas educacionais que foram desenvolvidos ao longo dos últimos 50 a 80 anos estão focados apenas em modificar os jovens cidadãos do mundo em competidores viciosos, visando os objetivos "últimos" na vida: dinheiro, mais dinheiro, status e o mais recente smarthphone. No mundo, que está se transformando rapidamente em uma aldeia global, há milhões de pessoas presas aos grilhões do materialismo.

Verdade e decência abriram espaço para fatos alternativos e vulgaridade, os sistemas existentes e seus incansáveis colaboradores estão lá fora fazendo o máximo para manter o trem correndo em alta velocidade para nenhuma parte. Os teosofistas "em dúvida" deveriam perceber, porém, que se houve um momento para um movimento teosófico ou, se você quiser, Teosofia, ele é agora neste exato momento.

Para sublinhar o mencionado acima e apontando para a nossa responsabilidade, Victor Peñaranda das Filipinas, em um artigo intitulado Keepers and Sharers of the Ageless Wisdom , publicado em Theosophy Forward, escreveu:

"A Teosofia incorpora expressões antigas e modernas da Sabedoria Perene e foi confiada aos teosofistas como uma herança para preservação e disseminação. Este corpo de conhecimento pode ser arquivado em realidade virtual e memória humana; ele pode ser acessado para interpretação; e poderia servir como uma agenda de ação. Ao participar dessa função, os teosofistas tornaram-se "guardiões da Sabedoria Perene" em qualquer contexto social ou em qualquer condição política nos quais eles possam estar".

É verdade que os teosofistas não são os únicos “guardiões”, outros buscadores certamente também contribuem, porém há consenso; nós, como núcleo da Fraternidade, devemos ser um farol na escuridão e através do serviço incondicional ao mundo, podemos trazer harmonia a uma humanidade dividida.

Para realizar exatamente isso, devemos lembrar-nos diariamente aquilo que a Teosofia significa para nós, o que é que nós aprendemos com ela e como podemos aplicá-la praticamente a cada hora do dia. Aplicando-a, de modo a permanecermos firmes contra a injustiça e estejamos prontos para inspirar e unificar o mundo dividido, entendendo que todos nós estamos relacionados com a Sabedoria Perene.

Debaixo de alguns passos práticos e fáceis de seguir, escritos em um manual simples para aqueles que querem FAZER teosofia.

"A Teosofia é a qual a Teosofia atua, não pensa, não estuda, não sente, mas age".

 

H. P. Blavatsky

Como você faz Teosofia ?

Um manual de dez passos para aqueles que querem aplicar a Teosofia em suas vidas diárias

1. Como provar Teosofia para si mesmo?

Como ponto de partida, considere as proposições fundamentais: Infinitude, Periodicidade e Crescimento.

Use estas ideias como uma hipótese para o mundo como você o percebe. Por exemplo, de que maneira você vê a periodicidade trabalhando no mundo ao seu redor e em sua própria vida?

A capacidade de ver o funcionamento da periodicidade é um processo progressivo. Ele ocorre juntamente com o aprofundamento da compreensão da Teosofia, o qual pode levar vários anos ou até mesmo vidas.

2. Como você reconhece os princípios teosóficos básicos da periodicidade e do karma?

Periodicidade refere-se ao ir e vir periódico de Universos, mundos etc. O princípio básico em tudo que é manifestado em quaisquer universos, mundos ou seres é a Harmonia. É a Lei do Karma, a lei de causa e efeito, que funciona de tal maneira que está continuamente trabalhando para restaurar a Harmonia. Você pode ver como o princípio teosófico da periodicidade está relacionado com a Lei do Karma?

Identifique o funcionamento da periodicidade:

Fique quieto e observe seus pensamentos e veja que eles estão voltando em ciclos. Isso vale para tudo na natureza, nas civilizações, etc. Olhe para sua vida como um elo de ligação entre vidas passadas e futuras como uma expressão de causa e efeito.

Reconheça que a legalidade da causa e efeito está sempre trabalhando em todos os lugares. Todas as outras leis na natureza são um desvio da Lei do Karma com a sua causa e efeito, trabalhando para a Harmonia.

(Shîla, a chave da Harmonia em palavra e ato)

3. Imagine as consequências destes princípios fundamentais

Comece com a reencarnação e o carma. (o passado)

Tudo o que acontece com você é o resultado do passado. Contente-se com sua sorte atual, trabalhe para construir e partir daí.

A Lei do Karma consolando todos os seres, ensina que a compaixão envolve e leva à Harmonia universal. Quando o pensamento profundo for dedicado a esta lei, você se transformará em um colaborador da Natureza.

Esteja consciente do fato de que tudo o que se faz não só tem o próprio efeito sobre si mesmo, mas também sobre o todo, o mundo. A humanidade como um todo é responsável pela situação do mundo e cada indivíduo, sendo parte dele, é corresponsável.

(Virâga, indiferença ao prazer e à dor)

4. Como você pode usar esses princípios fundamentais para moldar sua vida?

Comece com a reencarnação e o carma. (o futuro)

Tudo o que você faz tem consequências para si e para o mundo. Nada permanece sem efeito!

Portanto: "não semeie o ramo onde você está sentado". Em outras palavras, todo tipo de egoísmo voltará para você. Tudo o que você fizer a outra pessoa será feito para você.

Este é o fundamento para a "regra de ouro" em todas as religiões: "Não faça ao outro o que você não quer que lhe seja feito".

Nota: Embora esta ainda não seja a ética mais elevada, porém quando aplicada, já viveríamos num paraíso em comparação com o estado atual do mundo. Uma outra consequência é amar o outro por ele/ela mesmo(a).

(Dâna, a chave da caridade e do amor imortal)

5. Viva no AGORA. "O que está feito não pode ser desfeito" - Shakespeare

Viver no passado é desastroso e ilusório, porque estimula a preocupação, a passividade e a inércia. O único momento importante é o AGORA. Tudo o que importa é o que precisa ser feito agora. Seja forte e corajoso em todas as suas decisões e ações neste exato momento.

(Vîrya, a intrépida energia que combate à sua própria maneira para a Verdade sublime, fora da lama das mentiras terrestres).

[Estes cinco primeiros passos (acima) são as habilidades básicas; agora serão tratados os aspectos mais profundos.]

6. Legitimidade das hierarquias - Você é tanto o discípulo como o professor

Existem pessoas que transmitiram uma maior compreensão das leis universais do que as que você tem. Esteja ávido e aberto para verdades maiores transmitidas por aqueles com essa percepção mais ampla. (Os professores também nos ensinam em livros, etc.) Tenha uma mente aberta e esteja ávido para aprender: acalente o estado de admiração.

Há também pessoas que sabem menos do que você. Diga-lhes sobre a Lei. Pratique em ensinar outros. Ensine em pensamento, palavra e ato. Seja paciente, da mesma forma que seus professores são com você. Há outros que estão menos adiantados em seu desenvolvimento espiritual, e você pode ajudá-los e apoiá-los. Ser sempre um exemplo para os outros em pensamento, mente e ação.

(Kshanti, paciência doce, que nada pode perturbar)

7. Respeite a visão de outras pessoas e tente tornar sua própria visão mais universal - amplie sua visão

Todos e tudo, deuses, seres humanos, animais, plantas, etc., originaram-se de eternidades anteriores nos seres únicos que são agora. Isso merece ser respeitado.

Há infinitas possibilidades e poderes latentes dentro de nós que desenvolveremos no tempo.

8. Desenvolver o sentido da discriminação e da imaginação

Imagine-se em sua mente como sendo o ser humano mais nobre que você possa imaginar. Desta forma, você estará de fato criando um link, fazendo "contato" com o seu Eu Superior: Buddhi-Âtman.

Medite nele. Não o deixe cristalizar-se em um dogma. Mantenha-o sempre em sua consciência e tente segui-lo; desta forma, você estará seguindo seu Eu.

Esta imagem é a pedra de toque para todos os seus pensamentos e ações, e antes dormir à noite é um momento excelente para testá-los.

Refine esta imagem continuamente.

(Dhyâna, profunda contemplação espiritual-intelectual)

9. Visualize a unicidade da vida

Tente imaginar que todas as pessoas, animais, plantas, estrelas, planetas, etc., são em essência Um.

Durante os exercícios de meditação concentre-se sobre isso: você é todas as pessoas em sua aldeia, cidade e país; amigos, bem como inimigos, você está interligado com tudo, incluindo deuses e minerais.

Esteja ciente do fato de que a fraternidade é um fato na natureza.

(Prajnâ, compreensão, sabedoria)

10. Compaixão

Quando a Unidade é um fato, não há nada mais natural no Cosmos do que a compaixão.

A compaixão é um estado de consciência. Tente sempre perceber que todos os seres são Um e que somos todos partes uns dos outros.

Aproximem-se em pensamento e ação de todos os seres vivos neste estado de consciência.

(Prajnâ, compreensão, sabedoria)

O editor agradece especialmente a Ali Ritsema e Barend Voorham, que foram muito úteis e uma fonte de inspiração ao juntar este editorial.

Link to English version:

http://www.theosophyforward.com/articles/the-society/2020-editorial-how-do-you-do-theosophy

Text Size

Subscribe to our newsletter

Email address
Confirm your email address

Who's Online

We have 371 guests and no members online

TS-Adyar website banner 150

Facebook

itc-tf-default

International Theosophy Conferences Inc.

TS Point Loma/Blavatsky House

Vidya Magazine

TheosophyWikiLogoRightPixels

Donate

If you enjoy reading Theosophy Forward, you could help the magazine by considering a monetary contribution.